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[ recortes de inconformismo ]
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Renúncia Inconformada, que, num desespero esforço de encontrar os secretos tesoiros da unidade eterna, às vezes os leva a meter um cartucho de dinamite nas pedras veneráveis, a ver se elas resistem à inquietação do presente. MT
Os argumentos de Manoel de Oliveira são na sua grande maioria feitos a partir de
textos literários, que já por si são a subversão do real, tornando-se assim
ainda mais subvertidos a partir do momento que a linguagem cinematográfica os
representa.Com isto, Oliveira cria intrigas entre personagens que não existem,
estão para além do real, mas apresentam-se ao espectador num cenário verosímil,
o que lhe causa perturbação e inconstante inconformismo com
aquilo que os seus olhos vêem.Há uma espécie de violência nas palavras dos seus
actores, nas suas atitudes que chocam com a verosimilhança dos cenários, com os
ordenamentos gerais dos filmes.Há no cinema de Oliveira uma dualidade: real
versus ficcional que se chocam permanentemente sem que o espectador se saiba
onde colocar, se do lado real ou ficcional.
Inconformado at 9:49 da tarde