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propósitos

Renúncia Inconformada, que, num desespero esforço de encontrar os secretos tesoiros da unidade eterna, às vezes os leva a meter um cartucho de dinamite nas pedras veneráveis, a ver se elas resistem à inquietação do presente. MT

sexta-feira, outubro 15, 2004

Os argumentos de Manoel de Oliveira são na sua grande maioria feitos a partir de
textos literários, que já por si são a subversão do real, tornando-se assim
ainda mais subvertidos a partir do momento que a linguagem cinematográfica os
representa.

Com isto, Oliveira cria intrigas entre personagens que não existem,
estão para além do real, mas apresentam-se ao espectador num cenário verosímil,
o que lhe causa perturbação e inconstante inconformismo com
aquilo que os seus olhos vêem.

Há uma espécie de violência nas palavras dos seus
actores, nas suas atitudes que chocam com a verosimilhança dos cenários, com os
ordenamentos gerais dos filmes.

Há no cinema de Oliveira uma dualidade: real
versus ficcional que se chocam permanentemente sem que o espectador se saiba
onde colocar, se do lado real ou ficcional.


Eduardo Prado Coelho - "VINTE ANOS DE CINEMA PORTUGUÊS (1962-1982)

Inconformado at 9:49 da tarde

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